segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Corrie Ten Boom- Que história!


Oi! Hoje vim aqui para falar um pouquinho de uma história muito linda, a personagem central se chama  Corrie Ten Boom. 










Minha mãe me contou esta história muitas vezes, mais eu estou estundando a II Guerra Mundial, e por causa disso lembrei desta história real.

Quem é Corrie?


Cornelia Johanna Arnolda ten Boom, conhecida como Corrie ten Boom (15 de abril de 189215 de abril de 1983) foi uma escritora eresistente holandesa que ajudou a salvar a vida de muitos judeus ao escondê-los dos nazistas durante a II Guerra Mundial. Ten Boom registrou sua autobiografia no livro O Refúgio Secreto, que posteriormente foi adaptado para o cinema em um filme com o mesmo nome. Em dezembro de 1967, Ten Boom foi honrada com a inclusão de seu nome nos "Justos entre as Nações" pelo Estado de Israel.





Sim este texto é da Wikipedia!








Em 1940, os nazistas invadiram a Holanda e, em 1942, Corrie e sua família tornaram-se ativos na resistência holandesa, escondendo refugiados em sua casa, na rua na Barteljorisstraat 19, em Harlem, Holanda. Dessa forma, eles viriam livrar muito judeus da morte certa nas mãos da SS nazista. A devota família cristã dos ten Boom era conhecida pela sua atitude prestativa para com todos, com relação aos judeus isso foi ainda mais acentuado pelo reconhecimento dos ten Boom da importância do povo judeu nas escrituras e na fé cristã. Os ten Boom chegavam a se preocupar em providenciar comida kosher e respeitar o Sabá.






Ela morreu aos 91 anos no dia do seu aniversário. Mais deixou o livro O Refúgio Secreto ( que vou ler) para nos contar tudo .





Parece esquisito mais todas estas histórias não nos fazem apenas ver a coragem de Corrie e de outros tantos nas Guerras Mundias, mais principalmente parar para analisar, as atrocidades,que o ser-humano já realizou, e ainda realiza , porém de uma forma não tão explicita, se é que me entendem. E é de dar medo se pensarmos que tudo isso ainda pode estar guardado no interior de muita gente. Com estas histórias paramos para pensar, quem somos, o que fariámos, e descobrimos que somos uns covardes, e cafagestes.


Depois de tudo um , beijo e o recado esta dado!!

Nenhum comentário: