terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Museu Oscar Niemeyer

(Foto por: Biah)
                            
Oi Gente! Primeiro post desse ano (meio atrasado)!

E começando com o pé direito, vou contar da visita que eu e minha familia fizemos ao MON (Museu Oscar Niemeyer), fica em Curitiba - PR e é pura cultura (rimou sem querer).




Tinha inúmeras exposições e eu tirei fotos de cada uma. Vou contar o que eu mais gostei e um pouco sobre cada exposição:

(LEMBRETE: O MON é um museu que troca de exposições regularmente e também possui um acervo próprio. Talvez se você for daqui a algum tempo visitar, serão outras exposições.)

A primeira exposição que vimos foi "Magda Frank: HOMENAGEM".


"El Hombre Grande" (1952)
Magda viveu os horrores da Segunda Guerra Mundial e isso a levou para a França e Argentina. Na exposição havia, principalmente, esculturas e desenhos. Eu não vou me lembrar de todos os nomes das obras, mas na minha visão, Magda Frank via o mundo de um modo frio e retilineo, pois suas esculturas são interpretações do mundo em cores sóbrias e em formas quadradas ou retangulares; acho que isso se deve ao fato de ela ter vivido a Segunda Guerra.
Obras lindas e com profundidade.


(Fotos por Bianca Mendes Rati)
















*A segunda exposição foi : "OS MODERNOS BRASILEIROS +1"


Cadeiras de Oscar Niemeyer


Ah, fantástica. "Mestres do design em sintonia com a arte e a história".

Nós percebemos que muitos móveis de hoje em dia, ou que são lançamento, foram criados nos anos 20, por exemplo. Os artistas da exposição eram:
LASAR SEGALL
JOHN GRAZ
VILANOVA ARTIGAS
GERALDO DE BARROS
PAULO MENDES DA ROCHA
JEAN GILLON
MICHEL ARNOULT
CARLOS MOTTA
Porta Partituras (GREGORI WARCHAVCHIK)



Cadeira Xifruda (SERGIO RODRIGUES)

Almofadas (ERNESTO E GEORGIA HAUNER)

Mesinha de Chá (JORGE ZALSLUPIN)


(GIUSEPPE SCAPINELLI)


(ZANNIE CALDAS)

(LINA BO BARDI)

(FLAVIO DE CARVALHO)
*Depois vimos: "O ESTADO DA ARTE"






Uma exposição divertidissima! Vários artistas e obras muito inusitadas; o meu irmãozinho AMOU.
A minha favorita foi a 13ª foto.




















*DE PICASSO A GARY HILL




Várias obras diferentes, uma mais linda que a outra.

Conceitos diversificados e tinha até uma obra do meu artista favorito: Salvador Dalí.


(Salvador Dalí)




*Esta exposição foi o "Percurso Fotobiográfio de Maria Helena Viereira da Silva" e chama-se "All fil du temps".



Na verdade esta foi a que eu menos gostei, mas eram interessante as técnicas de pintura, pois havia litografia, serigrafia, etc.






Esta frase é da exposição Vasarely, de Victor Vasarely. Infelizmente as minhas fotos ficaram ruins, mas eram imagens interessantes, uma reprodução gráfica com o objetivo de democratizar a arte.








*Ah, enfim a minha favorita: "SILÊNCIO E SOLIDÃO", de Leonor Botteri.


  Tudo lindo, eu amei cada obra, com toque de expressionismo que é maravilhoso. Sério, virei fã de Leonor Botteri.









*HARUO OHARA - FOTOGRAFIAS


As fotos dele retratam o cotidiano da sua propria familia. Lindo!

 



*Acervo do Museu.








HORARIO DE FUNCIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Venda de ingressos até 17h 30

R$4,00 inteira e R$2,00 - estudantes identificados
(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas
públicas, do ensino médio e fundamental, pré-agendados não pagam).
Rua Marechal Hermes,999 - Centro Civico


Um Super Passeio!

Beijo, Biah

Um comentário:

Anônimo disse...

muito boas as fotos, parabéns!! amei!
bjus...Rafaela