segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Resistindo à pressão

Conheci um jovem adolescente que presenciou a guerra no seu país, foi aprisionado e levado longe  da casa dos seus pais. No país para onde ele foi, deram outro nome para ele. Ele era pressionado para comer e beber coisas que não queria. Foi forçado a aprender uma nova língua, uma nova religião. Os amigos dele também passaram pela mesma coisa. Tempos depois tentaram matar os amigos dele, que vieram da mesma terra, que sofreram tudo que ele sofreu. ELE TINHA TUDO PARA SE REVOLTAR, MAS ELE PREFERIU...



Google


Na escola, ou no trabalho, nós sofremos pressão, não é? Como bons cristãos, nós geralmente (eu espero) não queremos fazer coisas erradas. Algumas pessoas sabem assimilar, ou "lidar" bem com esse negócio de "pressão", mas a maioria dos adolescentes fazem coisas que não queriam fazer por medo da pressão, ou até o que vai acontecer se "você for você mesmo".

O carinha da história acima se chama Daniel. Ele foi um profeta da biblia e nela inclusive tem um livro todinho sobre ele e como Deus agiu na sua vida. O que eu quero chamar a atenção na vida de Daniel é a forma como ele resistiu à pressão do mundo e se tornou vitorioso.

Quando Daniel era jovem, o Rei Nabucodonosor (Rei da Babilônia), tomou Israel, saqueou o Templo do Senhor e ainda levou os jovens mais bonitos e inteligentes como prisioneiros, para a Babilônia. Numa terra distante, Daniel recebeu outro nome (Beltessezar), foi forçado a aprender uma língua e uma religião diferente, mas ao contrário de reclamar, ele aprendeu e aprendeu muito bem, pois ele se tornou o mais inteligente dos meninos que estavam sendo ensinados. A comida que serviam era impura aos olhos de Deus e Daniel e seus amigos resolveram não se contaminar com aquilo.

Mas ele era Daniel, viveu há muitos séculos atrás e Biah, você não conhece meus amigos, eles são isso, são aquilo...

AI, CHEGA DE BLÁ, BLÁ, BLÁ.

Exatamente por isso que eu estou escrevendo, né? Porque na minha vida eu também me deparo com situações em que eu tenho que tomar uma decisão rápida, e o que fazer? Me descabelar? Chorar? Sair correndo? Me isolar? Aceitar aquilo que o mundo está pedindo para eu fazer?

É CLARO QUE NÃO

De uma forma inocente, podemos comparar a Babilônia com a Escola. Vamos para lá, ficamos longe dos nossos pais, "da Igreja", e até da para viver uma vida dupla, mas Deus vê tudo, Ele esta em todos os lugares. Às vezes na escola nós "aprendemos" (não com professores, mas com colegas) coisas que não fazem parte do ensino bom de nossos pais e às vezes nossos colegas nos pressionam a fazer coisas que nós sabemos que vão desagradar o coração de Deus (assim como queriam que Daniel comesse os manjares da Babilônia).

Como vencer? Como pensar rápido numa atitude?

Vocês vão rir, mas depois de tanto errar, de tanto me desesperar, eu criei 4C's para resistir pressão. Sim, é isso que você ouviu! Ficou curiosa (o)? Vamos lá:



1º C- CONFIAR (em Deus)
Quando o Rei Dario, assinou um decreto que as pessoas deviam "orar e adorar" somente a ele senão seriam jogados na cova dos leões, Daniel confiou em Deus e permaneceu em oração.
"Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia."
(Daniel 6:10) 

 Sabe, nós somos muito incrédulos. Uma "brisa" bate em nós e já nos desesperamos achando que é uma tempestade. No caso de Daniel, era uma perseguição grande e forte, mas ele confiou em Deus.

Na biblia existem varias passagens que nos mostram que Deus sempre estará conosco não importa o que aconteça. Vocês se lembram dos amigos de Daniel? Eles foram jogados dentro de uma fornalha ardente, mas mesmo sendo ameaçados de morte confiaram em Deus até o fim e Deus não os deixou. (VOCÊ PODE LER ESSA HISTÓRIA AQUI).


"Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti." (Salmos 56:3)
"Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos."(2 Coríntios 1:9 )
"Por isso, o SENHOR Deus diz: “Estou colocando em Sião uma pedra, uma pedra preciosa que eu escolhi, para ser a pedra principal do alicerce. Nela está escrito isto: ‘Quem tem fé não tem medo.’ "(Isaías 28:16 )


 2º C- CONTINUAR (Puro/Santo)
Mesmo sofrendo pressão do próprio Rei Nabucodonosor, que poderia matá-lo, Daniel resolveu não se contaminar e continuar puro e santo para honra e glória de Deus.

 "Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido." (Daniel 1:8)
O que Daniel tinha em mente era: "Eu tenho um chamado, eu amo o meu Deus, eu quero servi-lo, quero fazer a boa, perfeita e agradável Vontade dEle. Para isso vou permanecer puro e Deus me sustentará." E é exatamente isso que VOCÊ tem que ter em mente. Continuar, permanecer, perseverar. Vale a pena!

"Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete."(Hebreus 10:36)
"Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados."(João 15:6) 



3º C- CONVERSAR (com Deus)
Daniel amava falar com Deus, ele sabia que Deus era a solução. Vendo na minha própria vida, quando eu estou brava, nervosa, triste, eu automaticamente começo a falar "Ah, Deus, por que isso esta acontecendo?!" e, quando eu percebo, estou chorando na presença do Senhor e Ele ministra no meu coração. Eu acho que muitos cristãos, quando estão bravos, tristes, ou nervosos, ficam tão fechados em si, e ficam apenas "culpando" Deus, mas não dão chance dEle MINISTRAR no coração deles. Dê uma chance a Deus, você vai se surpreender! 
"Naquela noite, Daniel teve uma visão, e nela Deus mostrou o que o sonho queria dizer. Então Daniel agradeceu a Deus, (20) dizendo: “Que o nome de Deus seja louvado para sempre, pois dele são a sabedoria e o poder!(21) É ele quem faz mudar os tempos e as estações; é ele quem põe os reis no poder e os derruba; é ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes.(22)Ele explica mistérios e segredos e conhece o que está escondido na escuridão, pois com ele mora a luz. (...)" (Daniel 2: do 19 em diante)
Como eu disse, anteriormente, antes de Daniel se revoltar, ele conversava com Deus e ele tomava as suas  decisões baseado naquilo que Deus dizia. Como ele fez no decreto do Rei Dario ele foi orar, foi agradecer e louvar a Deus.

4º C- CHOCAR (o Mundo)

ÃÃÃ?! O.O

Isso mesmo: quando te desafiarem a fazer alguma coisa errada, CONFIE em DeusCONTINUE, persevere na Santidade, CONVERSE com o Pai e peça ajuda, força e sabedoria e depois tome a DECISÃO. Choque o mundo, porque um NÃO hoje em dia vai chocar o mundo. Vejam:

"Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele."(Romanos 12:2)
"Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes."(1 Pedro 1:14) 
Você também pode se lembrar de C de COMPROMISSO, CONSOLIDAR, etc. Coisas que vão te lembrar de que a biblia, a palavra de Deus, nos manda sermos "inconformados", sermos diferentes, nadarmos contra corrente do mundo. Porque as nossas atitudes falam mais alto do que a nossas palavras.

VOCÊ QUER VER SEUS AMIGOS LONGE DO MUNDO?

Então lembre-se que se você fazer as mesmas coisas que eles só para ficar bem na fita, eles vão achar que ser cristão é a mesma porcaria do que ser do mundo, que não há transformação. Mas nós sabemos que não é assim que a banda toca. Cristo (que também começa com C!), é RENOVAÇÃO, é SALVAÇÃO, é COMPROMISSO, é SANTIDADE e é PAZ. Ele preenche nossos vazios!

→ Maaaas, Biaah, tudo bem, eu vou dizer NÃO... E o que eu digo quando me perguntarem o POR QUÊ?

Hmmm, bom, queridos, amados do Pai... Você usa o 5º C! Sim, ele existe! É o CONHECIMENTO!

CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS
Sim! Leia muuuuuito a palavra de Deus e fique muuuiiitto tempo conversando com Ele. Aí você vai obter todas as respostas e SABEDORIA será o seu sobrenome! 

"A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho."(Salmos 119:105)


















Então já sabe né? 
Quando tenho um problema e não sei o que fazer (não, nesse caso você não pensa, pensa, pensa... - se você não entendeu, nunca assistiu Pink Dinky Doo, kkkk..)...
Você CONFIA em Deus, CONTINUA, persevera na santidade, CONVERSA com o Espírito SantoCHOCA o mundo e se te perguntarem o porquê, "lasca" CONHECIMENTO da Palavra de Deus neles!

>>>> E agora, posso ouvir um Amém?!

Brincadeira!

Mantenha-se firme na Rocha! Porque como diriam na minha Igreja, "a Salvação é um presente. Você não pode perder a Salvação, porque ela é sua, mas você pode jogá-la fora!"


Um beijo, 
              Biah







2 comentários:

Unknown disse...

Que o Senhor te abençõe muito, obrigado pelo estudo, sei que o Pai Celestial está fazendo algo poderoso na sua vida.

Bj, papai

Babih Xavier disse...

quando Deus tem um próposito nem os maus sentimentos corrompem os escolhidos neh ^^