quinta-feira, 28 de abril de 2011

Auto-estima X Elogios

Ahh não me encham, eu esqueci de postar. Melhor, não esqueci mas realmente tinha outras prioridades. Ah mas eu não deixo vocês na mão né. E ainda venho com N-O-V-I-D-A-D-E (sim, deu algum trabalho pra fazer isso). O post de hoje foi escrito por ninguém menos, ninguém mais do que @jaimejair . Meu líder apascentador do Grupo Familiar! 


Sério, amei o texto. Espero que vocês gostem! Obrigadinha Jaime! hehe








"Peguei-me essa semana toda pensando sobre isso: As pessoas que estão desesperadas por um conselho sempre procuram um conselho que afague os sentimentos, que as faça sentir bem por alguns momentos, mas que nem sempre é a verdade que precisam ouvir.
Veja esse versículo comigo: “A língua mentirosa odeia aqueles a quem fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína”. Pv 26.28

Vejo duas situações não muito agradáveis nesse provérbio, a 1ª parte é que quando alguém mente pra você mesmo tendo a intenção de te fazer sentir bem, é porque te odeia... E a 2ª é que ao lisonjear (Elogiar com afetação; elogiar para obter estima ou prestígio. Sinônimos: adular, bajular, chaleirar.) , veta-se a pessoa da verdade e a destrói, leva a ruína. Concordo com você que nem sempre é fácil falar o que se deve aconselhar em uma situação, mas por outro lado elogiar demais também é muito perigoso.
Li um texto de um cara falando sobre auto-estima, falou que valorizar a auto-estima não é elogiar exageradamente alguém para que a pessoa se sinta bem e tenha você como uma fonte de animo, é falar a verdade de uma forma que possa ser construtiva. Amar é falar de uma forma que ajuda a pessoa a crescer.

Tenho varias maneiras de entender esse assunto, da perspectiva do que precisa de conselho e de conselheiro em potencial, e já errei nas duas. Espero ter trazido um assunto em que possa gerar um tempo de meditação e crescimento a todos nós dessa geração que precisa de conselheiros que ouvem e imitam o verdadeiro Maravilhoso Conselheiro (Is 9.6) para que assim nos tornemos cartas vivas (2Co 3.2)."



Um beijo! Daqui a pouco tem #humor!     


Nenhum comentário: