quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Segredo da Beleza

Oras! Esse aqui é ou não é um blog feminino?

Verão chegando, e a correria pela beleza começa desvairadamente. E realmente eu não entendo, porque para mim as pessoas ficam muito mais bonitas e elegantes no inverno (fora o grande prazer de não ver o umbigo de ninguém ¬¬').



Mesmo assim, quer quer ser feio? Ninguém né?



O ser humano apresenta uma preocupação com a aparência exterior. O que acontece na maioria dos blogs é que ou vemos uma preocupação exagerada com essa aparência, onde se ensinam infinitas dicas para você virar a próxima Cleópatra. Ou criticam totalmente qualquer tipo de preocupação estética.

Felizmente uma nova onda de conteúdo feminino vem mostrando o valor da palavra: PRIORIDADES. E mostrando como como mulher bonita deve ser primeiro uma mulher inteligente, elegante e com personalidade e caráter.

No entanto, hoje eu pretendo inovar. Pretendo deixar você que acha que a bíblia só cuida do que há no interior de 'queixo caído' e te provar que você que além de uma cristã e muito inteligente, pode tirar da bíblia o verdadeiro segredo da beleza. Depois de ler o post é só mandar pras amigas, tias, avós, irmãs, e toda mulherada da sua vida.

Salomão era um cara admirador das belezas do mundo, não é a toa que é o escritor do livro mais romântico da bíblia: Cântico dos Cânticos ou Cantares de Salomão. E é ele mesmo que vai nos contar o segredo da beleza!

Primeiro vamos ler um trecho de Cantares:

"Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos, por trás do véu, são pombas. Seu cabelo é como um rebanho de cabras que vem descendo do monte Gileade.
Seus dentes são como um rebanho de ovelhas recém-tosquiadas que vão subindo do lavadouro. Cada uma tem o seu par; não há nenhuma sem crias.
Seus lábios são como um fio vermelho; sua boca é belíssima. Suas faces, por trás do véu, são como as metades de uma romã.
Seu pescoço é como a torre de Davi, construída como arsenal. Nela estão pendurados mil escudos, todos eles escudos de heróicos guerreiros."         (Cânticos 4:1-4)

A primeira coisa legal e um tanto quanto engraçada de se observar são as comparações malucas de Salomão, isso se deve porque na época essas eram comparações realmente valiosas! Depois, vamos olhar bem para os versículos, percebe como tudo que ele fala sobre ela é exterior? Olhos, cabelos, dentes, lábios,faces,pescoço... É por isso que Salomão conhecia o segredo da beleza exterior, e sim valorizava-a.

O segredo da beleza é encontrado em Provérbios:

"O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate." ( Provérbios 15:13)
Mas espera! Bia, como assim? Eu só preciso ser alegre? É só isso? Aff, eu já li esse versículo mil vezes, te digo, eu não sei se é bem isso... --'

Calma... Esse versículo fala de tratamento. Já percebeu como é difícil obter um coração alegre?  E quando ele fala alegre, se refere a todas áreas da sua vida.

É claro que a bíblia não ia trazer a receita de uma hidratação poderosa pra os cabelos, mas te mostra como você é especial e bonita porque é diferente de qualquer pessoa no mundo, é unica!
"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;"(Gênesis 1:31a)
A bíblia não te dá as últimas dicas de moda, mas te ensina que autoestima é muito importante.
"Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele." (Provérbios 23:7)
Nem há na bíblia as dietas mais malucas, mas sabemos que Deus aceita todas as pessoas como elas estão independente de classe social, estilo, peso ou altura.

"Então Pedro começou a falar: 'Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade'"(Atos 10:34)
Não encontramos os melhores catálogos das melhores marcas, mas Jesus diz que se nós buscarmos primeiro a Deus e sua justiça todas as outras coisas nos serão acrescentadas.
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas."( Mateus 6:33)

E também não há It Girls  nem modelos na bíblia, mas temos grandes mulheres de Deus que eram lindas por fora, porque tinham a verdadeira alegria dentro de si.

Como Ester, que através da sua beleza conquistou o Rei Assuero, apesar de estar no meio das mulheres mais bonitas de todo reino, mas ela tinha uma beleza especial, que transparecia do interior para o exterior.

"Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça, também conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, e Mardoqueu a havia tomado como filha quando o pai e a mãe dela morreram.
Quando a ordem e o decreto do rei foram proclamados, muitas moças foram trazidas à cidadela de Susã e colocadas sob os cuidados de Hegai. Ester também foi trazida ao palácio do rei e confiada a Hegai, encarregado do harém.
A moça o agradou e ele a favoreceu. Ele logo lhe providenciou tratamento de beleza e comida especial. Designou-lhe sete moças escolhidas do palácio do rei e transferiu-a, junto com suas jovens, para o melhor lugar do harém.
Ester não tinha revelado a que povo pertencia nem a origem da sua família, pois Mardoqueu a havia proibido de fazê-lo.
Diariamente ele caminhava de um lado para outro perto do pátio do harém, para saber como Ester estava e o que lhe estava acontecendo.
Antes de qualquer daquelas moças apresentar-se ao rei Xerxes, devia completar doze meses de tratamento de beleza prescritos para as mulheres, seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos.
Quando ia apresentar-se ao rei, a moça recebia tudo o que quisesse levar consigo do harém para o palácio do rei.
À tarde ela ia para lá e de manhã voltava para outra parte do harém, que ficava sob os cuidados de Saasgaz, oficial responsável pelas concubinas. Ela não voltava ao rei, a menos que dela ele se agradasse e a mandasse chamar pelo nome.
Quando chegou a vez de Ester, a moça adotada por Mardoqueu, filha de seu tio Abiail, ela não pediu nada além daquilo que Hegai, oficial responsável pelo harém, sugeriu. Ester agradava a todos os que a viam.
Ela foi levada ao rei Xerxes, à residência real, no décimo mês, o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.
Ora, o rei gostou mais de Ester do que de qualquer outra mulher, e ela foi favorecida por ele e ganhou sua aprovação mais do que qualquer das outras virgens. Então ele lhe colocou uma coroa real e tornou-a rainha no lugar de Vasti.
E o rei deu um grande banquete, o banquete de Ester, para todos os seus nobres e oficiais. Proclamou feriado em todas as províncias e distribuiu presentes por sua generosidade real. "(Ester 2:7-18)
É claro que foi o temor de Ester a Deus que a fez chegar a lugares altos.



Intimidade com Deus, esse é o segredo. O segredo da beleza é a alegria que só Deus nos dá. Os sorrisos mais sinceros provém de um coração que conhece o valor que só tem nEle. O problema não é você cuidar da sua aparência, mas o quanto você a valoriza. A mudança de mente  que tem que acontecer é quando você tentar ficar cada vez mais próxima de Deus, porque Ele já te acha linda!

E independente do seu estilo ou aparência, o mais bonito de uma menina é sim o seu sorriso. Então suspire e sorria, porque você esta plena de alegria dEle!

"Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum. "(Cânticos 4:7)
Um beijo,

Um comentário:

Tânia T. disse...

Bia.. arrasou!

Que post riquíssimo!

Amei.

bjo

P.S.: Também acho que as pessoas ficam bem mais lindas e mais arrumadas no inverno.. se dependesse de mim seria inverno sempre! rsrs' (: